Conheça o Algarve

Conheça o Algarve

Vamos descobrir um pouco sobre o paraíso português?

No Sul de Portugal existe um pedaço do Paraíso. Banhado por águas mediterrâneas e com o Sol na melhor posição possível, a região merece ser explorada por quem visita ou mora no país.

Sempre que alguém vem nos visitar ou algum amigo que ainda não conhece nos pergunta sobre o Algarve, ficamos tão perdidos quanto eles. Primeiro porque todo mundo imagina que o Algarve é uma coisa só. Mas não é. E segundo porque é difícil recomendar uma praia ou lugar em específico. Então vamos pegar alguns aspectos bons de cada um dos pontos preferidos para te ajudar a escolher onde ir ou ficar.

A mais bonita para fotos: Praia do Camilo

Normalmente é isso que o pessoal quer saber. Onde ficam aquelas praias de fotografia. Bom, a Praia do Camilo é das favoritas. Aquelas falésias que aparecem no Pinterest ou Instagram, você vai encontrar nesse lugar.

Praia do Camilo

A que traz sensações inesquecíveis: Benagil

E não é na praia que nos sentimos parte do Universo. É dentro da gruta. Sim. Esse cantinho do paraíso tem uma das mais famosas grutas do mundo e podemos chegar nela de barco ou alugando um caiaque na beira da praia. Muita gente vai nadando, mas não é recomendado por causa das ondas que batem nas falésias.

Gruta de Benagil
Entrada da Gruta de Benagil
A Gruta vista de cima

A do pôr do sol mais lindo: Praia dos Três Irmãos

Por sorte, chegamos nesse lugar no fim do dia. E que lugar. Depois descobrimos que a fama dela é desse horário do entardecer, onde a luz solar bate nas falésias e passagens pela praia, fazendo a paisagem ficar de cinema.

Praia dos Três Irmãos
Praia dos Três Irmãos

A pra passar um dia de verão: Praia da Marinha

Essa praia é muito gostosa porque é rodeada por uma falésia então o vento é contido. A parte complicada é descer a escadaria até chegar nela. Mas vale cada trechinho.

Praia da Marinha vista de cima
Praia da Marinha

Praia com cidade, do jeitinho que brasileiro gosta: Portimão

Eu amo Portimão. Tem falésias, tem mar gostoso, tem grandes marcas e pequenos artesanatos também. Comida de todos os tipos e uma coisa que nós do Brasil gostamos muito: um calçadão perto de tudo isso para passear de dia ou de noite. Pra ficar mais tempo, sempre recomendo esse lugar que tem meu coração.

Falésias de Portimão
Portimão cidade
Calçadão e praias de Portimão

O lugar do passeio histórico: Cabo de São Vicente

O ponto mais sudoeste da Europa continental abriga um lindo farol, um museu e uma vista linda. Com certeza um passeio imperdível além das clássicas praias amarelas do Algarve.

Cabo de São Vicente

A da balada e do glamour: Vilamoura

Famosa por seus visitantes britânicos, festas noturnas e luxo. Vilamoura tem uma marina linda e promove experiências únicas.

Vilamoura

A vila aconchegante: Praia da Luz

Infelizmente, essa praia ficou conhecida por um famoso caso de desaparecimento de uma menina britânica. Mas o lugar é muito mais do que isso. A vila aconchegante e simpática tem um passeio lindo, restaurantes gostosos e um charme único.

Praia da Luz

A melhor praia do mundo (segundo a revista espanhola Condé Nast Traveller em 2013): Praia de Dona Ana

Um lindo miradouro com vista para os algares amarelos. Mar delicioso. Proteção contra o vento. Um bom trecho de areia. Aí estão os ingredientes para essa ter sido eleita a melhor praia do mundo em 2013.

Praia de Dona Ana

A com cara de vila charmosa mas cheia de facilidades: Albufeira

Essa é uma das nossas queridinhas. Tem restaurantes muito bons, água perfeita e uma vista linda. Seu charme de vila faz tudo ficar especial e o lugar único. Amamos.

Albufeira

E aí, gostou? Espero que agora fique mais fácil de escolher onde ir no Algarve e passar seus dias do jeitinho que curte mais. Boa viagem!

A capital: Faro

Como capital de um distrito, Faro é bem completa, o lugar para onde vamos resolver várias coisas. Mas não é um lugar de praia. Tem marina, museu, teatro e comida boa. Muito passeio também e a famosa representante algarvia da Capela dos Ossos em Évora. Um lugar onde dá pra conhecer toda a história do Sul de Portugal perfeitamente.

Faro
Capela de ossos na Igreja do Carmo
Museu Etnográfico Regional do Algarve
linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens e roteiros?

Lisboa em 3, 2, 1 dias.

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira

O que visitar em Lisboa [para comer]

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia

Leia outros posts.

Conheça o meu livro.

Back to Top