Évora

Évora

Conheça a capital do Alentejo em 1 dia.

A cidade que fica a uma hora e meia de Lisboa é conhecida pela Capela dos Ossos e o Templo Romano. Com seu passado ainda marcando a arquitetura, ela encanta com seu charme de vila antiga. E o melhor é que, se você não for em um dia de calor de mais de quarenta graus como nós, pode fazer toda região do cinturão histórico a pé. Vamos conhecer Évora, declarada em 1986 Património Mundial pela UNESCO?

Igreja de São Francisco

Construída entre 1480 e 1510, a igreja de arquitetura gótico-manuelina está ligada a acontecimentos que marcaram Portugal. Desde o período de expansão marítima de Portugal até o casamento de D. Pedro I com D. Constança Manuel, o local foi palco de muita história. Localizada quase no centro do cinturão histórico da cidade, abriga um núcleo do museu local e a famosa capela feita de ossos.

Igreja de São Francisco por fora
Igreja de São Francisco

Museu de Évora

Na Igreja de São Francisco, fica o Núcleo de Arte Sacra da Igreja das Mercês do Museu de Évora. As peças históricas expostas lá são únicas e mesmo que não curta o passeio, vale conhecer a exposição e ir até a cobertura do museu. A vista panorâmica da cidade compensa.

Núcleo de Arte Sacra da Igreja das Mercês do Museu de Évora
Vista panorâmica de Évora

Capela dos Ossos

Conta a história que três frades idealizaram esse lugar como uma forma de reflexão sobre a brevidade da vida. Revestidas de milhares de ossos humanos, a capela nos recebe com uma mensagem um tanto quanto sombria: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.”

Capela dos Ossos da igreja de S. Francisco

Aqueduto da Água de Prata

Inagurado em 1537, a complexa obra foi erguida para fornecer água para a cidade, a partir das nascentes situadas na Graça do Divor, distante 18km de Évora. É um dos raros deste período que continuam a funcionar e abastecer a cidade. Repare que em algumas zonas, os aquedutos foram engolidos pelas casas. Algumas delas tiveram suas fachadas construídas no interior arcos, criando um cenário único e memorável.

Aqueduto de Évora

Templo Romano de Évora

O monumento também é conhecido como Tempo de Diana, mas não é o nome correto. O certo é Templo Romano de Évora. Quando estivemos lá, estava fechado para reformas, mas queremos voltar e conhecer essa obra de arte que conta um pedaço da história da cidade. O templo data do século I d.C. e já foi usado até como açougue antes da sua restauração.

Templo Romano de Évora (Por Lacobrigo – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47890246)

Do Templo Romano à Capela dos Ossos. Um belo passeio pela cinta muralhada da cidade histórica é o que precisamos para fechar o dia e conhecer o básico desse lugar encantador. Percorra as portas renascentes da época medieval onde a muralha atuava como proteção da cidade. Descubra as casinhas típicas e os passeios de pedra. Sinta Évora como um todo. E volte sempre, porque há muito mais para se conhecer na região. Mas, para isso, precisamos de mais dias para curtir o Alentejo como ele merece.

linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens e roteiros?

Lisboa em 321 dias.

Porto e Gaia.

Conheça o Algarve.

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira.

O que visitar em Lisboa [para comer].

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia.

Leia outros posts.

Conheça o meu livro.

Back to Top