Porto e Vila Nova de Gaia

Porto e Vila Nova de Gaia

Um roteiro pelo Norte de Portugal

Tenho um xodó por Gaia. A cidade que nos presenteia com as vistas mais lindas do Porto foi a escolhida para morarmos quando nos mudamos para Portugal. Mas o frio me venceu e acabei deixando esse lugar lindo apenas para visitas. E vou contar agora os meus pontos favoritos nas duas cidades unidas pela Ponte Dom Luís I.

Porto

Foz

Fora da região turística, a Foz do Douro tem uma vista incrível da praia e um farol onde as ondas batem nas alturas. Uma caminhada pela região e até pelo Jardim do Passeio Alegre é de revigorar a alma.

Foz do Douro

Beira rio e a Rua da Reboleira

Apanhe o Elétrico 1 para vir da Foz até a região da beira rio. Antes de correr para fotografar a ponte, pare na região da Rua da Reboleira e fotografe as ruelas mais lindas do Porto, com direito a casa que é Patrimônio Nacional. Sabe os becos do Harry Potter, bom, você estará no centro da inspiração de J. K Rowling.

Ruelas do Porto

Palácio da Bolsa

O prédio que abriga eventos culturais no Porto, é um dos mais lindos e luxuosos da cidade. Com salas imponentes, é dos lugares mais visitados na cidade.

Palácio da Bolsa

Sé do Porto

Aproveite a caminhada do Palácio da Bolsa até a Sé. As ruas são bonitas, o comércio agitado. Se for frio, coma as deliciosas castanhas no trajeto.

Sé do Porto

Funicular dos Guindais

Ao lado das ruínas das Muralhas Fernandinas, datadas de 1336, pegue o Funicular dos Guindais se quiser descer e atravessar a Ponte Dom Luís por baixo. Eu prefiro o passeio por cima. Depois pra descer até a beira rio de Gaia, todo santo ajuda.

Funicular dos Guindais
Muralhas Fernandinas

Vila Nova de Gaia

Mosteiro e Jardim do Morro

Pra quem foi por cima da ponte, bem-vindo à Vila Nova de Gaia. Logo na saída, já estamos diante de dois lugares espetaculares. Primeiro recomendo subir a ladeira à esquerda e visitar o Mosteiro da Serra do Pilar. Nem precisa entrar. O que você não pode deixar de fazer é perder o fôlego com a vista de cima da ponte que ele garante.

Vista do Mosteiro

Ao descer de volta até a altura da ponte, o Jardim do Morro é um ótimo lugar para descansar enquanto aprecia as casinhas coloridas do Porto.

Jardim do Morro
Mosteiro da Serra do Pilar

Teleférico e beira rio de Gaia

Um divertido passeio que nos poupa a descida até a beira rio é pegar uma cabine no Teleférico de Vila Nova de Gaia. Ele vai te deixar diante do Rio Douro e daqueles famosos barquinhos que estão em todas as fotografias do Porto.

Teleféricos de Vila Nova de Gaia

Caves

Depois de passear pelo calçadão e fotografar muito a Ponte Dom Luís, você pode escolher uma das Caves de Gaia (isso mesmo, não são do Porto, são de Gaia) para experimentar o maravilhoso vinho típico da região: o Vinho do Porto. Para volta ao outro lado do rio, basta atravessar a ponte por baixo mesmo, do ladinho de onde alguns tripeiros (como são conhecidos os portuenses) se arriscam a pular no verão.

Caves de Vinho do Porto

Outras partes do Porto

Estação São Bento

Vamos agora para outras partes do Porto. E a primeira parada é a estação São Bento. Pode entrar e apreciar os azulejos ornamentados e a arquitetura que parece obra de arte. Até fotografar os trens à espera dos passageiros é bacana.

Estação de São Bento

Avenida dos Aliados

Logo adiante está a Avenida dos Aliados e a Câmara Municipal, onde ocorrem muitas festividades e eventos. Visite o Mc Donalds mais bonito do mundo que vale a pena.

Av. dos Aliados e Câmara do Porto
Mc Donals mais bonito do mundo

Torre dos Clérigos

A próxima parada é a Torre dos Clérigos. Apertadinha e com escadas sem fim, mas eu recomendo subir. A experiência é única.

Torre dos Clérigos

Livraria Lello e a Praça de Lisboa

Passe por cima da fofinha praça de Lisboa, com seu telhado verde. Aí está a famosa livraria que dizem também ter inspirado J. K. Rowling nas suas obras. Se for época de aulas, preste atenção. Na outra esquina fica a Universidade do Porto. Reconhece de algum lugar as roupas dos estudantes? Não, você não está em Hogwarts. Para saber mais sobre a Lello, tenho esse post aqui.

Praça de Lisboa
Livraria Lello
Escadaria da livraria

Rua Santa Catarina e o Café Majestic

Outra parada à la Harry Potter? Então vá até o Café Majestic, que fica a 10 minutos de caminhada da Lello. O lugar é famoso por causa da autora do bruxinho e quase sempre cheio. Se não quiser entrar, a região da Rua Santa Catarina é cheia de coisas legais. Preste atenção na loja da FNAC na esquina e nos elétricos vermelhos descendo a lomba. Lindo de se ver.

Café Majestic

Extras se sobrar um tempo

Se conseguir fazer tudo isso que eu mostrei em um tempo bom, ainda temos muita coisa legal pra ver no Porto e em Gaia, mas um pouco mais distantes. Então esses extras não estão em ordem de importância de visitação ou são menos legais que os básicos que listei antes. Apenas são melhores de visitar de carro ou outros transporte.

No Porto

Serralves

Um lindo jardim com museu. Pra arrematar, um parque que está sempre cheio de atividades legais.

Fundação Serralves

Palácio de Cristal

O palácio na verdade nem é palácio. É um pavilhão desportivos. Mas o que é lindo de se ver é o jardim. Com pavões, fontes e as flores mais lindas, nós adorávamos passar um tempo por lá. Apreciar a vista da Ponte da Arrábida e do Rio Douro é inesquecível.

Palácio de Cristal
Jardins do Palácio de Cristal

Ponte da Arrábida e São Pedro da Afurada

Essa região é um amor. Com uma passarela à beira rio e a ponte moderna para fotografar, almoçar em um dos restaurantes de pescadores de São Pedro da Afurada é um passeio like a local.

Ponte da Arrábida

Casa da Música e Rotunda da Boavista

A Casa da Música é uma sala de concertos que quando fui, me arrependi de não ter ido antes. Só verifique os horários de entrada, porque as visitas são marcadas. Logo adiante, fica a conhecida Rotunda da Boavista, que algumas vezes abriga feiras e eventos.

Casa da Música
Rotunda da Boavista

Parque da Cidade do Porto

O parque é enorme e termina em Matosinhos, pra quem quer aproveitar para conhecer a cidade. O final é bem na região mais turística e diante da praia então recomendo como um passeio legal 2 em 1.

Parque da Cidade do Porto
Matosinhos

Mercado Bom Sucesso

Na hora da janta, esse mercado é top. Muita gente enjoa logo da comida da região. Outros estão em grupo e cada um gosta de uma coisa. Esse espaço renovado tem de tudo, o típico, o moderno, drinques e sobremesas. Além de ser super bacana.

Mercado de Bom Sucesso

Em Gaia

Capela do Senhor da Pedra

Depois da Ponte Dom Luís I, eu recomendaria esse lugar como obrigatório. É definitivamente um dos mais lindos que já vi na vida. Acho que a cada visita a essa capela, ganhamos anos extra de energia e luz.

Capela do Senhor da Pedra

Canidelo

Esse bairro de Vila Nova de Gaia tem uma praia charmosíssima, com uma calçadão perfeito. Lá na pontinha, temos uma vista do Porto, aquele cantinho do farol, pra quem foi na Foz.

Canidelo

Adorei fazer esse passeio pelo Norte de Portugal com vocês. Deu até uma saudade!!

linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens e roteiros?

Lisboa em 321 dias.

Conheça o Algarve.

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira.

O que visitar em Lisboa [para comer].

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia.

Leia outros posts.

Conheça o meu livro.

Back to Top