Festa de São João no Porto

Festa de São João no Porto

A noite mais esperada do ano no Porto: a Festa de São João. Acompanhe como foi essa noite inesquecível para a família Diaz.

Martelos a postos

Hoje é dia da festa de São João em Portugal.

Não estamos mais morando pelo Porto, mas imagino que ele deva estar silencioso. Diferente daquele lugar que encontramos em 2017, em uma festa de São João animada e da qual tínhamos grande expectativa. 

Foi uma noite de surpresas.

O que tenho marcado na memória é o tanto de gente que vi nas ruas, coisa pouco usual para a cidade na época.Compramos nossos martelos (podia ser um ramo de alho francês – ou poró, para os brasileiros – mais comum entre os antigos) e saímos pelas ruas, prontos a martelar cabeças e levar marteladas para dar sorte.Me lembro que até os policiais entravam na brincadeira, abaixando-se para receber os bons agouros dos pequeninos. 

O cheiro de sardinha e a fumaça invadiam o ar.

Se não era barraquinha vendendo, eram os moradores preparando as suas.Comemos no prato de plástico, assim inteira, com cabeça e tudo. A noite caiu e os inocentes passaram frio. Ainda achávamos que havia verão às brasileira no norte de Portugal. Sonhamos com uma mantinha. É como querer isso no Natal do Brasil. Impactante.

Os jornalistas chegaram.

Era um grande evento. Coisa de passar na televisão.Foi a primeira e última vez que vimos as lanternas tomarem o céu. Foi lindo, emocionante. Aquelas luzinhas fofas como no filme da Rapunzel da Disney. Mas logo foram proibidas por causa dos habituais incêndios que acontecem no país. Outra novidade para nós. 

Nunca tinha visto tanta gente com suas toalhas estendidas e o piquenique preparado. Levar de casa é top na Europa. A gente aprende. Os cruzeiros chegaram ao Rio Douro e atracaram para ver os fogos. A música do momento era Amar Pelos Dois, do campeão do Euro Visão. Outra coisa que eu nem conhecia. Quando ela tocou e uma cascata de fogos desceu da ponte Dom Luis I, chorei.

Uma festa de São João pra ficar na memória

Esse ano a festa ficou pra trás mas bateu forte aqui o sentimento de que cada momento deve ser vivido como fizemos naquela noite porque ele nunca mais vai se repetir da mesma forma. Que ano que vem a festa retorne. E seja melhor ainda. 

linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens e roteiros?

Lisboa em 321 dias.

Porto e Gaia.

Conheça o Algarve.

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira.

O que visitar em Lisboa [para comer].

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia.

Leia outros posts.

Conheça o meu livro.

Back to Top