Livraria Lello: turismo no Porto

Livraria Lello: turismo no Porto

Um dos pontos turísticos mais visitados do Porto, a Livraria Lello é mesmo um lugar imperdível até para quem não é muito de leitura. Amantes da fotografia, história ou das viagens. A Lello é uma atração para todo mundo.

Planeje a sua visita

Harry Potter e a magia da Lello

A Livraria Lello ficou muito famosa depois que foi vinculada como fonte de inspiração de J. K Rowling. A criadora de Harry Potter e do mundo da bruxaria morou em Portugal por um tempo antes de ficar famosa. E dizem que ela nunca assumiu, mas a escadaria, o estilo neogótico e a decoração interior têm um ar de Hogwarts.

Por causa disso, muitos eventos com o tema mágico são realizados por eles. O que fez com que a fama da bookshop explodisse. Então, é essencial planejar a sua visita para evitar as filas intermináveis. Ainda mais quando está um vento do lado de fora.

Como não perder tempo no meio de tanta fama

Minha dica é já comprar o voucher online para evitar pegar duas filas. Isso porque você precisa comprar o ingresso na loja da esquina, a Armazéns do Castelo e depois ir para a Fila da Lello. Se resolver compra na hora ou não, mesmo assim passe na loja. Lá, aproveite para tirar uma foto na entrada da Plataforma 9 ¾ e comprar lembrancinhas de viagem.

A Lello funciona todos os dias da semana. Das 9:30 às 19h. Os melhores dias de visita são entre segunda e quinta-feira. E os horários mais tranquilos são os de abertura, logo às 9:30. Depois das 11h a fila é bem demorada e isso nem é o pior. Tirar fotos bonitas lá dentro se torna impossível, porque o lugar é pequeno e as pessoas se amontoam, tentando fotografar na escada.

livraria lello vitrine e armazém

Visitando a Livraria Lello

Lá dentro, e agora?

Pronto! Chegamos dentro de uma das livrarias mais bonitas do mundo, segundo o The Telegraph. Você já entra com um crédito de € 5,00 dedutível na compra de um livro. Não esqueça de usá-lo. Você pode comprar obras modernas e populares ou algum clássico. O ambiente satisfaz as exigências dos leitores de todos os tipos.

A Lello é um espaço carregado de informação. E agora? O que fazer na Rua das Carmelitas nº 144? Curtir todos os detalhes. Isso é o melhor que você pode fazer. As centenas de fotos que você vai tirar não vão traduzir depois o que os seus olhos estão vendo, então aproveite.

Mas, contudo, todavia, fica a dica

Gaste todos os seus cliques quando encontrar um espaço sem pessoas. Se chegou cedo, fotografe primeiro antes que o lugar lote. Depois, aproveite sem hora para ir embora. Falando em ir embora, também não deixe para tirar fotos na saída. Só se for no encerramento, mas aí já está noite em grande parte do ano. Aproveite a fachada sem ou com poucas filas para registrar as suas lembranças.

Passeie pelo ambiente acolhedor de luzes amareladas (terrível para as fotografias, sorry). A riqueza dos vitrais, prateleiras de cinema, livros históricos. É muito para ver. Olhe para os detalhes entalhados no teto da vasta sala e guarde um tempo para apreciar a escadaria de tirar o fôlego. Se o lugar estiver um pouco cheio, dê um tempo em alguma das mesas que expões os livros no meio do salão. Uma hora surge uma brecha do nada para as melhores fotos.

A historia da Lello & Irmãos

Inauguração, sócios e negócios

Inaugurado em 1906, o prédio de uma fachada incrível foi construído com a finalidade de abrigar a livraria. No Centro Histórico do Porto, ela é uma obra de arte.

Foi fundada em 1869 e era também uma editora. Mas antes se chamava Livraria Internacional Ernesto Chardon, o nome de seu criador. E ela ficava em outro endereço, a Rua dos Clérigos nº 96. Isso mesmo, é só descer a quadra do atual prédio que já estamos diante da história da fundação da Lello.

Quando Chardron morreu, a casa editorial foi vendida à Lugan & Genelioux Sucessores. Além dessa negociação, em 1891, outras antigas livrarias foram compradas pelo Sr. Lugan.

Quando surge o nome Lello

Contudo, em 1894 ele vendeu a Livraria Chardron a José Pinto de Sousa LELLO. Lello e seu cunhado já eram donos de uma outra livraria e editora. Quando o cunhado de Lello morreu, o irmão de José entrou na sociedade em seu lugar. Assim, foi criada a José Pinto de Souza Lello & Irmão. Opa! Estamos chegando perto da Livraria Lello como a conhecemos hoje.

Entra no negócio o fundo bibliográfico da Livraria Lemos & C.ª, em 1898. E, em 1906, é construído o prédio que tanto amamos na Rua das Carmelitas.

Quando Raul Reis Lello entra para a sociedade, em 1919, o nome muda outra vez. Agora temos Lello & Irmão, L.da. Mas, em 1930, ele é trocado de novo. Finalmente vemos o nome Livraria Lello, quando mais um Lello entra para a sociedade. Só que logo outro sai, e ele muda para Lello & Irmão. Gente, é muito nome para lá e para cá.

Nada nasce pronto

A atual Livraria Lello, S.A. tem muito para nos mostrar e ensinar. Eu às vezes penso que tenho que criar uma coisa que seja perfeita, que dure para sempre. Mas parece que faz parte da história ter desenvolvido muitas versões da mesma obra. Saber tudo isso é tão bacana e dá uma motivação para sempre crescer e mudar, até que aquela sementinha vire uma linda árvore.

Outra coisa que aprendi com ela é que temos que ajustar os nossos filtros internos e externos: olhos e presença. Já vi muita gente dizendo que a loja não tem nada de mais. Que é só mais uma livraria velha e famosinha por causa do Harry Potter. Sinta o lugar, aprecie o momento. Esteja lá de verdade. Presença real e não virtual. Você vai saber do que eu estou falando.

linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens e roteiros?

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira

O que visitar em Lisboa [para comer]

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia

Navegue pelo site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia outros posts.

Acompanhe também nas redes sociais: Facebook— Instagram

Back to Top