Dica de livro: imigrantes da literatura

Dica de livro: imigrantes da literatura

Pra comemorar essa semana em que fechamos dois anos morando em Portugal, vou juntar as minhas duas paixões. Falar de viagens e dar dica de livro é uma delícia. Então, é isso que vamos fazer: conhecer alguns personagens imigrantes que andam perdidos por aí nas estantes.

Morar fora dá sempre um friozinho na barriga. E nada melhor do que aprender com a experiência dos outros. Se for em um livro, melhor ainda. Eu tenho os meus viajantes favoritos e vou começar a falar deles por ordem dos que eu mais gosto:

Dica de livro 1: Passarinho

dica de livro passarinho

Sempre que eu dou essa dica, eu fico emocionada. Lembrar da leitura da Crystal Chan me faz ter vontade de voltar correndo pra devorar essas páginas mais uma vez. Joia é uma menina de 12 anos de origem imigrante. Um pouco jamaicana, um pouco mexicana. Com toda essa confusão cultural, ela também tem problemas bem grandes dentro de casa. Vamos saber mais?

SINOPSE

O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que podia voar. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, e por isso ganhou do avô o apelido de Passarinho.

Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais da menina culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família.

Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão, até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John. O avô está convencido de que esse novo amigo é um “duppy” — um espírito maldoso —, mas Joia sabe que isso não é verdade. E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que Passarinho morreu.

Dica de livro 2: O alquimista

dica de livro o alquimista

Paulo Coelho arrasa na simplicidade com que diz coisas muito importantes aqui. Eu demorei muito para ler esse livro e, nossa, como me arrependi. Se um dia pensar em sair do seu país, primeiro leia a história de Santiago.

SINOPSE

Esta história, brilhante em sua simplicidade e com uma sabedoria que nos estimula, é sobre um jovem pastor da Andaluzia chamado Santiago que viaja de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das Pirâmides.

Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Ninguém sabe que tesouro é esse, ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto.

Mas o que começa como uma jornada para encontrar bens mundanos se transforma na descoberta do tesouro que se encontra dentro dele mesmo. Emocionante e profundamente humano, este clássico contemporâneo é um testamento eterno do poder transformador dos nossos sonhos e da importância de ouvirmos nossos corações.

Dica de livro 3: O físico

dica de livro o físico

Eu li O Físico muito antes de pensar em mudar de país. E me encantei com a jornada que o autor Noah Gordon propôs ao seu personagem, Rob Cole. É uma viagem à Pérsia mais do que fabulosa e cheia de desafios, como a vida de qualquer imigrante.

SINOPSE

Jovem dotado de um dom quase místico de curar, luta pelo ideal de sobreviver e aprimorar seus conhecimentos a qualquer preço. “O físico”, de Noah Gordon, é a história de um homem para quem o bem-estar da humanidade vem em primeiro lugar.

Ambicioso, ele parte das ruas miseráveis de Londres para a o esplendor e a efervescência da Pérsia, onde começam a surgir as primeiras descobertas da Medicina. “O físico” é um curioso e divertido painel dos primórdios dessa ciência fascinante.

Dica de livro 4: A cor púrpura

dica de livro a cor púrpura

Alice Walker arrasa. Ponto. Que livro lindo, minha nossa. Nessa narrativa, a nossa personagem principal praticamente quase não sai de casa. Opa! Mas e os nossos imigrantes? Calma lá. Celie, é separada da irmã e elas trocam cartas nesse enredo emocionante. A garota Nettie embarca em uma aventura para o outro lado do mundo com uma família que a apadrinha.

Esse drama cheio de saudades, aprendizado sobre o amor e terras e povos desconhecidos, é narrado pelas duas. Ora temos trechos na América, ora na África. Já aviso: é de chorar litros abraçada nas páginas.

SINOPSE

Um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura, inspiração para a aclamada obra cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg. O romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX.

Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery.

Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra extremamente atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

Dica de livro 5: O amante japonês

dica de livro o amante japonês

Isabel Allende é das minhas autoras favoritas. Como imigrante, como mulher, ela é uma personagem importante no mundo literário. E essa peruana que mora nos Estados Unidos fez uma história de amor linda em O amante japonês. Separações, traumas, saudades. Aqui temos uma dica de livro com tudo o que passa pelo coração de quem deixa a sua pátria.

SINOPSE

Uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família.

Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Décadas depois, presentes e cartas misteriosos são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos.

Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, O amante japonês explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.

Extra:

Gostou? Tem gente de todo o lugar, né? Essa seleção tá top. África, Ásia, America e Europa. Velho e Novo Mundo. E pra fechar essa lista, eu vou dar mais uma dica de leitura:

Aquilo que você não sabia

dica de livro AQUILO-QUE-VOCE-NAO-SABIA-EBOOK (2)

E eu não podia deixar passar batido sem falar do meu livro. Siiiim! Eu escrevi um romance e ele conta a história de um imigrante. Nesse livro, o personagem Flávio mora em Orlando com os filhos gêmeos.

Sem o resto da família nos Estados Unidos, ele tenta se virar sozinho. Ainda por cima, acredita ter uma culpa pesada a carregar. Depois que o amor da sua vida o deixou, o brasileiro faz força para reencontrar a felicidade.
Quando recebe a visita da família, ele leva todos para um dia em um parque temático. 

Sob os mágicos fogos de artifício, ele faz um pedido: reencontrar um lugar para seu coração.
Atendendo ao seu desejo, uma garota surge e ele vê a alegria retornar para os seus dias. No entanto, algumas coisas ficam por dizer e aquilo que ele não sabia sobre ela pode mudar tudo o que Flávio sonhou para o relacionamento dos dois.

Se você quiser saber mais ou comprar o livro, é só clicar aqui. Ou então você pode mandar um e-mail para [email protected] .

linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens, roteiros e resenhas?

Cadê você, Bernadette?

O que visitar em Lisboa [para comer]

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia

Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas.

Não me abandone jamais

Navegue pelo site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia outros posts.

Acompanhe também nas redes sociais: Facebook— Instagram

*Sinopses retiradas do site da Amazon*

Back to Top