Livro para ser livre #1

Livro para ser livre #1

Tem alguns livros por aí que nos libertam. Eles expandem o nosso mundo e trazem um monte de experiências novas. E o livro “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas” é um desses.

Título: Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas.

Autor: Will Bowen

Ideia principal: Promete uma mudança de vida para melhor se ficarmos 21 dias sem reclamar.

Sobre o que é: Eu comprei a ideia do autor no ano passado. Sinceramente? Foi um fiasco. Eu tive uma crise de identidade ao me descobrir uma reclamona de mão cheia. Virei uma investigadora das rabujices e ninguém perto de mim podia falar nada sem que eu ficasse nervosa analisando se era uma crítica, uma fofoca ou uma reclamação. E parece que bem nessa hora que tudo dá errado e milhares de coisas surgem para te provocar.

Coloquei no braço a pulseira, como o autor sugere no texto, e ela não parava no lugar, porque a regra é trocar de pulso quando reclamamos. Motivei a família a tentar (e a mim mesma) e comprei umas pulseiras mais bonitas e pingentes para as meninas. O resultado? Desânimo ao final do dia quando ninguém ganhava pingente nenhum por um dia sem reclamações.

No que ajuda: Em determinado momento, eu me perguntei porque estava fazendo isso tudo, mas ao decorrer da leitura eu encontrei as etapas pela qual o reclamão passa e fui me sentindo mais aliviada.

O choque maior é quando percebemos na fase um as coisas que pensamos e falamos. Logo depois, na etapa dois, notamos que não é fácil parar de reclamar e que funciona como um vício. Está sempre na ponta da língua. A terceira fase é policiar o que sai da boca. E nossa, como é difícil. Mas depois de um tempo chegamos na última etapa: é natural não reclamar mais.

Eu não consegui concluir os meus 21 dias, porque cada vez que a pessoa reclama ela tem que recomeçar a contagem, mas eu quero tentar de novo uma hora dessas (mais consciente e tranquila).

Para mim, uma das coisas mais legais do livro foi como ele mudou o foco das conversas aqui em casa e o buscar soluções ao invés de resmungar. Trocamos os assuntos, porque muitas vezes não havia nada para falar que não fosse reclamação.

Começamos a falar mais sobre livros, estudos, exercícios e alimentação e essa mudança alterou positivamente a energia de todo mundo. Também paramos de alimentar o vitimismo, porque vamos percebendo que falar dos nossos incômodos atrai o outro, mas a atenção verdadeira que precisamos não é a da pena que o alguém sente por nós.

Porque ler: Ele é um livro que mostra que com uma mudança simples podemos ter uma vida melhor. Eu posso dizer que, mesmo não tendo terminado o processo, considero ter chegado na etapa de ser mais consciente sobre o que falo.

Muita coisa mudou a minha vida depois dessa leitura. Muita mesmo. Dá para entender a diferença entre criticar e falar algo construtivo e que não reclamar não é engolir sapos, bem pelo contrário, porque você vai aprender que agir para encontrar uma solução é melhor do que ficar se lamentando.

É um livro para quem quer se conhecer, ser melhor e aprender a fazer mais do que falar.

O livro em uma frase: Antes de falar, analise se o que você vai dizer trará algo de positivo para a situação.

Back to Top