Respirar para curar!

Respirar para curar!

Inspira… respira… não pira! Você já deve ter ouvido essa frase, mas é pouco provável que você tenha ouvido falar desse cara: Wim Hof. E se sabe alguma coisa, deve ser relativa aos recordes que o “The Iceman” acumula por aguentar baixas temperaturas.

Com a tríade: frio-respiração-comprometimento ele diz que as pessoas podem melhorar sua qualidade de vida ativamente.

O que eu acho legal nele é que Wim Hof quer te ensinar a fazer isso. Daí você pergunta: e lá eu quero passar quase duas horas com o corpo enterrado no gelo? Não. Nem eu quero, mas nós queremos aliviar problemas físicos e mentais como ele faz, controlando a mente e a respiração.

E ele insiste que qualquer um é capaz de, entre outras coisas, controlar o hipotálamo (que regula a temperatura corporal) e o sistema hormonal. Mas por favor, não pule em um lago congelado ou tente fazer o exercício na água. Wim Hof tem anos de prática de meditação, respiração controlada e exercícios no gelo.

Então o que vale a pena aprender com Wim Hof? Ele sempre foi um cara de lugares gelados, mas para lidar com a dor e conseguir cuidar dos quatro filhos após o suicídio de sua esposa, ele desenvolveu muitas técnicas. Mas tem uma em especial que tem tentado mostrar para o mundo e o jeito que encontrou foi chamar a atenção por meio de suas façanhas geladas.

Entre tantas promessas furadas e gente vendendo milagres, eu acho que ele tem uma coisa bacana e útil para nós. E que já vem de fábrica: respirar.

Eu confesso que dá uma desconfiança no começo, mas depois de um ano fazendo isso todos os dias eu posso dizer que muita coisa melhorou, por dentro e por fora. Não pego mais gripes e quando sintomas de qualquer espécie aparecem eu aumento a frequência dos exercícios e tudo passa logo.

Inclusive, tem um jornalista investigativo chamado Scott Carney que se propôs a escrever um livro para desmascarar o método de Wim Hof, mas acabou virando um de seus seguidores.

Wim Hof dá cursos e você pode encontrar mais detalhes sobre o exercício na internet, mas a versão básica da técnica é essa:

Fase 1:

Respire fundo, enchendo completamente os pulmões. Expire liberando apenas 80–90% do ar inspirado. Repita trinta vezes.

Fase 2:

Na respiração 31, esvazie completamente o pulmão e segure o quanto puder.

Fase 3:

Quando sentir urgência em respirar, inspire profundamente e tranque a respiração outra vez, mas agora por 15 segundos.

Respire normalmente por 3 minutos e repita mais duas vezes as 3 etapas — isso se você estiver interessado no que ele promete e alguns estudos comprovam: melhor sistema imunológico e saúde mental, alívio do estresse, mais energia, sono satisfatório, mais determinação e concentração, ajuda com a depressão entre outras coisas.

Não sei você, mas eu quero muito disso. Adoro coisas que me deixam melhor.

Se você está bem ou se não tem esperança, se não sabe mais o que fazer, a medicina não ajuda, a promessa não funciona, a cura não vem, a ansiedade não passa: só respire.

Um dia eu conto sobre como ele come uma única refeição por dia há 38 anos.

Back to Top