Lisboa em 3, 2, 1 – DIA 2

Lisboa em 3, 2, 1 – DIA 2

Roteiros de 1, 2 e 3 dias para conhecer Lisboa:

Prontos para o segundo dia se apaixonando por Lisboa? Nesse dia vamos mais além, como os descobridores do Padrão dos Descobrimentos, que vamos conhecer. Então vamos lá. Primeira parada: Belém.

Se ainda não viu, não se esqueça de fazer o tour do dia 1. Veja aqui.

Pastel de Belém

Não importa se é para o café da manhã ou a sobremesa. Uma passada na loja Pastéis de Belém é perfeita para começar nosso trajeto. Recomendo fortemente pedir dois por pessoa pra não passar vontade. Se estiver com tempo, entre na fila dentro da cafetaria para conseguir uma mesa.
Caso esteja com pressa, apesar de enorme, a fila da rua é super rápida. Depois de pegar seus pastéis, pode entrar livremente na loja e conhecer o vasto prédio com características típicas portuguesas e aqueles azulejinhos fofinhos que todo mundo ama.

Pastéis de Belém

Mosteiro dos Jerônimos

De barriguinha cheia, siga da mesma rua que em alguns metros vai acabar se deparando com o mosteiro mais famoso de Portugal. Confesso que já passei oportunidade de ir com as visitas, mas tem muita gente que curte entrar. Dizem que rende fotografias linda em um bom dia de Sol.

Dica da minha amiga que eu abandonei no passeio solitário: a fila na Catedral (que é ao lado do Mosteiro) é por essa ser gratuita. Mas ela vai bem rápido. A fila grande no mosteiro normalmente é para os grupos grandes onde devem entrar todos juntos, como os com guias turísticos. Sempre tem algumas exposições dentro do Mosteiro também.

Mosteiro dos Jerônimos

Jardins

É só atravessar a rua para chegar nos jardins da Praça do Império e o Vasco da Gama. São bem conhecidos e ponto de encontro dos turistas, principalmente brasileiros. Curto muito tirar umas fotos no Pavilhão Sala Thai.

Pavilhão Sala Thai no Jardim Vasco da Gama

Padrão dos descobrimentos

Atravesse o túnel por baixo da Avenida Brasília bem ao final do Jardim da Praça do Império. Saíremos na frente da Rosa dos Ventos. Ela é uma cronologia das expedições portuguesas e se você procurar, vai encontrar uma sereia, um Netuno, caravelas e o mundo inteirinho.

O monumento que ela guarda é o Padrão dos Descobrimentos, representando a expansão ultramarina portuguesa. Uma caravela estilizada se lança ao mar, levando muitos personagens dessa história de aventura pelos mares.

Padrão dos Descobrimentos

Torre de Belém

15 minutos de uma caminhada leve pelo Rio Tejo nos levam até a famosa torre. A direção para quem sai do Padrão dos descobrimentos é a de Cascais. Logo seguimos de volta para que o que a margem tem de bom.

Um dos símbolos mais marcantes de Portugal foi inicialmente construída por volta de 1500 como defesa da região. As filas para entrar e conhecer geralmente são médias, mas só as fotografias externas do local já saem bem lindonas.

Torre de Belém

MAAT

Da Torre de Belém até o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) leva 25 minutos a pé ou 5 se você for de Uber. A caminhada é linda e nem cansa então eu não perderia a chance de circular pelas docas.

Lá no museu, suba e fotografe a ponte 25 de Abril, os barcos, o Céu azul. É lindo. Nem sempre recomendo entrar. Verifique se é dia de entrada gratuita ou se está rolando alguma exposição do seu interesse. Confesso que quando fui não curti muito. Mas do lado de fora vale muito a pena.

MAAT

LX Factory

Esse é dos meus lugares preferidos em Lisboa. Fica a 25 minutos de distância a pé, então, se já estiver cansado, pode ir de Uber. O caminho até lá é meio tumultuado pra fazer andando. Como é uma região apertada e com muito movimento, vai levar uns 10 a 15 minutos de carro.

LX Factory

Quando chegar, escolha um restaurante, bar ou loja para descansar enquanto toma um café. Tem brigadeiro, inclusive. Literalmente debaixo da ponte, o complexo de fábricas de antigamente virou um ponto de encontro cultural. Esculturas, obras de arte e conceitos muito bacanas estão esperando pra serem fotografados por você.

LX Factory

Meu cantinho preferido é a livraria Ler Devagar. Meu segredo LX? A pavlova que eles vendem no café da livraria. Mas não é o do primeiro andar. Suba as escadas, tire fotos inesquecíveis e morra de amores por esse doce.

Livraria Ler Devagar

Depois do passeio pelas ruelas dos prédios antigos, suba até o restaurante Rio Maravilha e fique impressionado com a paisagem de tirar o fôlego. É de borla 😉 .

Restaurante Rio Maravilha

Doca de Santo Amaro

Se com todo esse passeio ainda não estiver cansado ou se já estiver procurando um outro lugar para comer, recomendo a Doca de Santo Amaro. Se for fim do dia então, vai voltar para casa com as fotos mais inesquecíveis da Ponte 25 de Abril.

É só colocar no mapa o restaurante Doca de Santo que o caminho de 15 minutos aparece. O passeio diante dos bares e barcos é muito bonito.

Doca de Santo Amaro

Curtiu o passeio? Então descanse porque continuaremos com o dia 3 em um novo post.

Revisite o DIA 1 aqui.

linha divisória

Quer saber mais sobre outras viagens e roteiros?

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira

O que visitar em Lisboa [para comer]

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando.

Flórida: 7 quase segredos que você não sabia

Leia outros posts.

Back to Top