Ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão

Por que precisamos de um detox informação?

Somos humanos, não máquinas com algoritmos. Precisamos de uma folga para evitar a ansiedade e depressão. E muitas vezes essa folga é do excesso de informações a que nos submetemos. E como fazemos para dar essa pausa?

ansiedade e depressão

O que é e como acontece o detox de informação?

Aparentemente inofensivas, as informações nos colocam em um circuito de ativação da ansiedade que não acaba nunca. Consumimos dados porque tememos o futuro, tememos o futuro porque consumidos dados.

Não temos o controle sobre o que está acontecendo além das nossas vidas. Muito menos das notícias e papeis assumidos por outras pessoas. Acumular conteúdo não nos dá mais poder sobre isso. É impossível relaxar estando preocupado com coisas fora do nosso alcance e isso nos distancia muito daquilo que realmente podemos fazer. Serve apenas para nos deixar ansiosos e cada vez mais perto da depressão.

Cabeça lá não pensa aqui

É a exaustiva sensação constante de que algo terrivelmente errado está prestes a acontecer. Precisamos dessa dieta, ao menos por alguns dias, reestabelecer quem somos no momento presente e voltar ao estado normal.

Como prevenir a ansiedade e a depressão?

Tire o pé do acelerador

Faça cada uma das suas tarefas com calma. Mas sem pausas para checar o celular. Quando precisar de um tempo, pegue um ar fresco ou apenas fique em silêncio. No começo é difícil. Tente sentir as extremidades do seu corpo, os pés e dedos das mãos. Respire fundo e foque o pensamento na imagem de algum objeto da sua casa. Experimente fazer isso por cinco minutos. É relaxante.

Conduza conversas

Seja a pessoa que delimita os assuntos em um diálogo. Não dê ênfase às tragédias, doenças, mas pergunte se pode ajudar de alguma maneira prática. Desvie o caminho das palavras para temas saudáveis. Pense rapidamente no que te deixa ansioso: fuja de falar sobre isso sempre que seja apenas para puxar assunto.

Faça substituições

Às vezes, acessar as notícias de um site nos deixa para baixo, ansiosos. Ou nervoso com a cotação do dólar, a crise política. Se perceber que isso acontece, mude o hábito. Feche a janela do navegador antes que ela termine de carregar. Você não vai conseguir mudar nada sobre a qual não tem poder. Só vai te fazer mal. Prepare um chá ou pesquise sobre a sua próxima leitura. Vai ficar surpreso ao descobrir que pode viver muito mais feliz sem saber das notícias forçosamente dolorosas do mundo.

Seja sincero

Acumular informações não te faz melhor. Sorry. Não te torna mais capaz e muito menos mais ativo. Perceba que saber de tudo é diferente de fazer alguma coisa pelo coletivo. E seja honesto sobre isso. Gaste o seu tempo pesquisando mais sobre como agir e ajudar. Amontoar informações de baixa energia é depressivo.

Movimente-se

Agir é o foco. Saber é legal e obrigatório em muitas circunstâncias e profissões. Mas se não for usar o conteúdo para logo, deixe ele de fora da sua dieta. Troque por um movimento real, interação com outras pessoas. Consuma e repasse de informação de qualidade.

Dê um tempo das velhas crenças

Abandonar algumas coisas velhas em que acreditamos é revigorante. Descobrir que o tédio é bom e ter a cabeça livre é muito saudável. É surpreendente. Sinta a vida em você no momento presente, no seu corpo, sua respiração e movimentos. Cabeça cheia não é sinônimo de sucesso, só de ansiedade.

Por que precisamos uma dieta de baixa informação?

Estar sempre ocupado e correndo contra o tempo não te faz mais necessário do que os outros. Faz parecer até meio bobo, porque está colocando informações inúteis no lugar de coisas boas de verdade. Seja consciente sobre os triggers da ansiedade e da depressão.

As pausas são necessárias em muitos aspectos da vida. Seja dar um tempo das pessoas que demandam muita energia ou ter alguns dias livres. Ficar longe de excessos em atividades físicas, trabalho e abandonar a dieta alimentar restritiva pode ser bom. Pelo menos por uns dias. A pressão para fazermos um pouco disso tudo com maestria também nos gera ansiedade e é muitas vezes o início da depressão.

Dê-se um tempo, consuma nada e observe as conexões que o seu cérebro é capaz de fazer quando está entediado. Depois me conta o que encontrou.

linha divisória

Quer saber mais sobre qualidade de vida, viagens e leituras?

Cadê você, Bernadette?

Saudades da minha terra

Viagem a dois: 6 lugares românticos em Orlando

Alentejo: uma tarde aconchegante em Odemira

Morar fora do Brasil – 5 coisas que não te contam

Navegue pelo site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia outros posts.

Acompanhe também nas redes sociais: Facebook— Instagram

Back to Top