Não Me Abandone Jamais [Livro]

Não Me Abandone Jamais [Livro]

Livro para ser livre # 2

Título: Nunca me deixes/ Não me abandone jamais (Brasil)

Autor: Kazuo Ishiguro

Ideia principal: Kathy tem 31 anos e vai passar pela última etapa para o que foi criada, enquanto isso, revive situações e reencontra pessoas do passado que teve no internato Hailsham.

Sobre o que é? Eu vou deixar bem claro aqui que vou dar spoiler, porque desde a primeira página do livro eu já sabia do que se tratava e achei que tinha tudo para ser legal, mas o que eu mais gostei de ter lido o livro foi ter o marcador de par com ele. A Kathy é uma chata, o Tommy é um medroso e a Ruth é uma bela de uma safada. Essa combinação podia trazer muita coisa legal, mas trouxe foi nada, marasmo atrás de marasmo. Dá vontade de abandonar. Dá mesmo.

No que ajuda: Eu não sei se e algum momento do passado o autor quis trazer esse tema para que no futuro nada do tipo acontecesse, mas eu acho que pode existir, existe gente ruim, que usa os órgãos das pessoas, mas chegar ao ponto de ter centros de criação de jovens para isso eu já acho total absurdo. Não me acrescentou em nada na vida essa leitura, pelo contrário, deu uns pontos extras para me deixar para baixo, porque nem a amizade dos personagens parecia verdadeira.

Porque ler: Se você gosta de melodrama, é uma boa justificativa, porque o livro não tem nada de científico, clínico, psíquico, é só embromação sentimental. Fala-se em uma época em que se duvidava que aquelas crianças tivessem alma, e, realmente, com o ser humano ignorante do jeito que é, pode chegar a crer nisso conforme o salário que ganha para acreditar no que lhe dizem, mas para mim não colou.

O livro em uma frase: “Sim, é verdade, por vezes tínhamos de lhes esconder certas coisas, de lhes mentir. Sim, muitas vezes, enganamos os alunos”.

Eu queria dizer que esse livro me trouxe um pouco de liberdade, mas seria mentira. Eu me senti em uma prisão, obrigada a terminar de ler a insuportável história da amizade de infância de três crianças que viveram em um centro que tinha um objetivo para elas. Para quem gosta de distopias, é um livro em um contexto diferente, pena que não me cativou.

* — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — *

Deseja saber mais? Navegue pelo meu site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia outros posts.

Acompanhe-me também nas redes sociais: Facebook— Instagram

Back to Top