Morar fora do Brasil – 5 coisas que não te contam

Morar fora do Brasil – 5 coisas que não te contam

Ser imigrante é uma aventura e quando eu começo a me acostumar com as coisas, vem algo que me mostra que eu não sei de nada. Mudar as nossas crenças é fácil, mudar por inteiro como pessoa é que pega de verdade. Morar fora do Brasil é um intercâmbio de culturas. É louco e lindo, e tem muitos segredos que só aparecem na hora em que estamos aqui e eles são sempre uma surpresa, boa ou intimidante.

1. Conversar com alguém de fora do Brasil é complexo

Quando estávamos decidindo entre Orlando, na Flórida, e Portugal, era mais sobre não envolver uma terceira língua na conta. Chegando aqui eu descobri que não adiantou nada porque eu tive que reaprender o português. Morar fora do Brasil é aprender outra língua e ponto. Mesmo que ela seja o português. As expressões, as frases, os fonemas, nada é igual ao Brasil e eu fiquei em choque ao chegar no supermercado e não conseguir me comunicar com a menina do caixa (menina mesmo, porque moça é um tanto pejorativo para eles, já para mim, menina é que é desagradável).

2. Viver bem fora do Brasil não é coisa de rico

Eu ficava até irritada quando me diziam isso, agora fico com um pouco de pena. Gente, no Brasil eu era meio escrava de mim mesma e das contas, dava até uma depressão daquele ciclo de trabalhar, pagar, sobreviver e viajar só nas férias. Aqui eu vivo como não teria condições de viver lá, porque estaria trabalhando desesperada. O povo vive legal aqui e eu amo isso, porque é sofrido ver a tua gente passando trabalho. Lógico que eles dão aquela reclamadinha também, mas para quem vem do Brasil, não dá nem para comparar.

3. Receber visitas é muito bom

Receber visitas é ótimo, porque temos a desculpa de visitar os lugares em que já fomos e amamos. A família chega de Porto Alegre e quer passear. Nós já entramos na rotina e tem alguns lugares que prometemos ir todos os dias quando chegamos e que agora não vamos mais (geralmente é culpa do frio). E eu pensava que vivendo em Orlando eu iria na Disney todo o final de tarde. Hahaha para mim.

4. Baixar o ego faz bem para todo mundo que vive fora

Morar fora do Brasil não é estar de férias, não é ser melhor ou mais vivido do que ninguém. Com isso, vem o fato de que na maioria das áreas profissionais essa mudança exige uma reconstrução total. É normal o diploma não valer mais nada, as experiências em grandes empresas não contarem mais e a única coisa que te oferecem é ser garçom ou barman. E sério, tem muito nativo que tem faculdade e em outro turno trabalha com isso. Não tem problema nenhum, problema é deixar de viver porque não consegue se acertar com o seu ego.

5. Falar no telefone não mata a saudade para quem mora fora do Brasil

Se tem uma coisa que impressiona é o peso da saudade. A viagem é um sonho e todos os preparativos fazem com que deixemos de pensar nisso, mas quando fechamos a porta de casa no fim do dia e não temos aquela voz familiar, o aroma conhecido da casa da avó ou beijo dos pais, não tem telefonema que cure e a gente descobre uma dor nova que não tem remédio, porque quando um abraço chega, ele já tem data para ir embora.

Todo dia é dia de aprender e, ao morar fora do Brasil, isso acontece em uma velocidade assustadora. Como em qualquer coisa na vida, é para quem quer, quem é forte e está preparado. As expectativas positivas são as que nos motivam, encorajam, mas as realistas são as que nos sustentam nos dias difíceis.

Garota esperando no trilho do trem
Esperando os desafios

Tudo é um balanço e pode ser equilibrado conforme as situações aparecem, porque às vezes gastamos energia pensando em coisas que nem acontecem nesse processo de morar fora do Brasil. Decidir mudar ainda é a parte mais difícil, depois disso, o resto vem e a gente só cresce, porque desafios não são problemas, são um degrau para a evolução.

* — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — *

Deseja saber mais? Navegue pelo meu site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia meus posts.

Acompanhe-me também nas redes sociais: Facebook— Instagram

Back to Top