Férias, sua linda

Férias, sua linda

As férias mais lindas. Você descobre aquele lugar maravilhoso, um paraíso perdido ou uma cidade agitada e com todas aquelas coisas que você realmente ama. Na hora de voltar para casa ainda não percebe, porque está muito cansado. Mas não demora muito para encontrar um defeito em tudo que vê quando se depara com a rotina outra vez. Isso tudo é porque não prestou atenção aos sintomas de que suas férias foram mesmo muito boas.

Nada brilha como aquele lugar

As refeições não são tão saborosas, os cheiros não são tão inebriantes e o tempo parece demorar a passar. Nada mais faz sentido sem as linda férias.

Vou contar um segredo: a primeira vez que eu senti isso foi quando visitei a Disney de Orlando, na Florida. Cheguei em Porto Alegre e só pensava em voltar. Estava obcecada. Sentia uma falta desesperadora daqueles aromas doces nas lojas, dos produtos nos supermercados. Nem era só dos pontos turísticos, não. Era das estradas largas, da praticidade de viver, de encontrar aquilo que eu gostava em cada esquina.

Aconteceu de novo em Nova York. Nossa, como eu sofri. Comecei a ver um padrão, um certo tempo que aquilo demorava para acontecer e depois ir embora, alguns sintomas que apareceram e que em todas as vezes seguintes eu achava que caracterizavam uma situação de depressão pós-férias. O que eu descobri foi que, na verdade, eram sintomas de que a viagem havia sido perfeita.

Depois que Barcelona me atingiu em cheio outra vez eu decidi que tinha que falar sobre isso, porque não posso (ainda não, mas sonho em poder um dia) sair arrumando as malas e morar pelo mundo a fora quando sinto todas essas coisas sobre umas boas férias.

10 sintomas de que as férias foram realmente boas:

1. Chegar em casa e ver que tudo continua igual e o mundo real não é incrível como aquele.

2. Acordar no dia seguinte da chegada e descobrir que o sonho acabou e o café da manhã não é mais o típico daquele local.

3. Passar a maior parte do tempo tentando explicar para a família como é estar naquele lugar.

4. Comer tudo que pode para matar a saudade e não encontrar nada que tenha o sabor de lá.

5. Ter vontade de chorar de alegria quando encontra uma foto e lembra do que estava sentindo naquela hora.

6. Ter outros mil lugares para conhecer ainda, mas ter também a certeza de que precisa voltar no mesmo, porque sente culpa por não ter conhecido tudo de lá ainda.

7. Pesquisar promoções de passagens de maneira doentia.

8. Querer ficar só em casa, porque nenhum passeio parece à altura daqueles.

9. Ficar feliz, porque percebe que dá para planejar e fazer tudo outra vez.

10. Recomeçar todo o processo de organização de uma viagem.

Você tem os sintomas?

Você é como eu? Chega das férias e já vai logo identificando os sintomas aflitivos do término? Mas é bom, não é? Tudo isso vale muito. Cada segundo de planejamento, o dinheiro guardado por meses, a dor no coração na hora de ir embora.

É só lembrar de quanto foi bom, de todo o intercâmbio de culturas. E do que vai ficar na memória que a gente já recomeça a desenhar o próximo lugar mais especial do mundo, onde seu coração vai querer morar para sempre. Pelo menos até encontrar outro ou decidir deixar de lado aquele passeio de uma vez por ano e escolher ser um imigrante. Não custa sonhar que essa febre nos pegue e uma vez e que a vida de férias deixe de ser apenas sintomas.

* — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — *

Deseja saber mais? Navegue pelo meu site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia meus posts.

Acompanhe-me também nas redes sociais: Facebook— Instagram

Back to Top