Ainda há resistência ao romance na literatura. Por que o preconceito?

Ainda há resistência ao romance na literatura. Por que o preconceito?

A paixão atinge quase todas as pessoas ao menos uma vez na vida. Aumenta as nossas sensações de felicidade, satisfação. Mas os leitores de romances ainda sofrem com os estereótipos: Histórias irrealistas que iludem mulheres. Leitores de romances não têm nada para fazer. Romances são livros inúteis. Emoção é coisa de mulher.

Confessar ser um leitor de romances é arriscado, pode diminuir a sua desejabilidade social e, em um mundo dominado por compartilhamento (por mais que alguns tentem parecer despreocupados com a opinião alheia), poucos querem estar fora da prova social.

Livros românticos, muitas vezes, são considerados ficção de segunda categoria. Mas sério, não retrata o que vemos na vida real? Quem lê histórias românticas não parece intelectual, inteligente, mas todo mundo se apaixona (por coisas, por pessoas, por oportunidades), todo mundo aprende com os erros ou deveria.

E o que a leitura de um romance tem de especial?

Quando aficionados por algo ou alguém nós não queremos ser protegidos pelo ego. Queremos arriscar qualquer coisa para ter aquilo e a paixão é a forma mais fácil de explicar isso.

Quando sentimos a emoção da paixão deixamos o ego de lado. Eu já falei sobre isso aqui. Fazemos qualquer coisa para ter aquele objeto de desejo e o ego não atua nessa situação como atuava antes dela surgir.

Nossas grandes conquistas são relacionadas à paixão. Sem ela não alcançamos nada ou sofremos muito para conquistar. É aquele ânimo extra para ir atrás de um emprego especial, comprar aquela casa, conquistar uma pessoa. E é nesse ponto que entra a leitura de um romance. É, com ele, aprender na teoria como lidar com o ego.

É mais fácil de entender como funcionam a resistência e o ego quando falamos da perspectiva da paixão. Quando há resistência, a paixão fica de lado e a euforia por atingir um objetivo desaparece. Quando a paixão assume, a resistência acaba e as coisas acabam se resolvendo.

O caminho da resistência sempre pode ser escolhido. Mas os romances nos ajudam a entender que provavelmente algo mais forte e doloroso vai surgir, fazendo com que se siga pelo caminho que deve ser trilhado. Aí chega o final feliz e que era realmente o desejado, mas muito temido e que ninguém disse que seria fácil.

Ler a história das personagens de um romance é viver muitas vidas em uma. É estar preparado para quando algo apaixonante surgir. É aprender sobre as batalhas do ego, do ser humano, da conquista, da escola pela qual elas passam quando têm alguma dificuldade. É viver com elas os desafios da jornada.

Sinta. Viva. Aprenda. Leia. Leia um romance (e não esconda a capa).

PS.: Eu realmente quero acreditar que as pessoas decidem não ler romances por questão de gênero literário, apenas.

Back to Top