O que visitar em Lisboa [para comer]

O que visitar em Lisboa [para comer]

Se pensa em visitar Lisboa, precisa comer aquelas coisas clássicas que fazem lembrar para sempre da capital portuguesa.

Portugal ganhou 36 prémios nos World Travel Awards, mas a coroa de Melhor Cidade Destino da Europa em 2018 é de Lisboa. Visitar a cidade pela primeira vez ou pela décima, não importa, algumas coisas têm que fazer parte do roteiro e o que a gente faz sem culpa em uma viagem é comer. Tem jeito melhor de lembrar com saudades de algum lugar que não seja pelo seu sabor?

1 Pastel de nata (ou de Belém? 🤔)

Com aquela massa estaladiça, que quebra a cada mordida, fazendo escorrer o creme morninho. Se é de Belém (fabricado pela Pastéis de Belém desde 1837, seguindo uma antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos que é mantida em segredo até os dias de hoje através dos mesmos processos artesanais) ou se é de nata (todos os outros, que variam de receita para receita – e desses, o meu preferido é o do Lidl).

Pastel de Belém
Tá sentindo o cheirinho de canela?

2 Bolinho de bacalhau

Esse, como o pastel de Belém, também tem a versão que encontramos em variadas receitas pela Lisboa toda e uma receita única (que é mais do que especial). A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau entrega duas tradições da culinária portuguesa em uma só: o pastel de bacalhau recheado com o queijo da Serra da Estrela. Todas as lojas deles que eu conheci são lindas, e degustar com um Vinho do Porto Lágrima é inesquecível.

Pastel de bacalhau da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Pastel de bacalhau da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

3 Bacalhau com batata a murro

Muito azeite, batatas e ele: o famoso bacalhau. Contemporânea ou tradicional, muitos restaurantes preparam a sua melhor receita, o que importa é provar. Um lugar que une sabor e uma paisagem incrível é o Restaurante do Clube Naval de Lisboa. Os preços são muito bons e os pratos bem servidos. O toque final é essa vista para apreciar enquanto marca para sempre mais um dos sabores de Portugal.

Depois do bacalhau e batata a murro, a vista para a ponte 25 de Abril

4 Café com croissant

Tem uma coisa que é obrigatória para quem quer sentir o espírito desse lugar: sentar em um pão quente e degustar um café em Lisboa. O acompanhamento é o croissant, de preferência aquele amarelinho, levemente adocicado, que só tem em Portugal. Aproveite para comer as coisas únicas daqui da terrinha. Sinta o aroma do café (dos mais comuns aqui, gosto do Buondi) e dê uma mordida naquele croissant fofinho (que quase sempre é servido gelado e com recheio de presunto e fiambre).

Café no pão quente

5 Castanhas

Elas só aparecem quando começa a esfriar. Mas vale a pena vir nessa época para Lisboa e sentir o aroma enquanto visita a turística da cidade. O cheiro da noz sapecada e a fumaça que se espalha pela rua é daquelas lembranças de momentos bons que a gente guarda depois de uma viagem. O pacote quentinho nas mãos, assim, pertinho do peito, aquece o coração.

Castanhas

Extra: Bola de manteiga

Ok. Já sabemos o que visitar em Lisboa dentro dela, mas e fora? Tem uma coisa deliciosa que dá para comer olhando a vista incrível na volta para a cidade. Barreiro fica na margem sul. E pegar o barco bem em frente ao Terreiro do Paço vale cada mordida da bola mais fofinha que você vai comer na vida. O trecho custa menos de 3,00 euros e dura 20 minutos. Toda a margem que dá vista para Lisboa é um deleite. Mas corra até a Pastelaria Moderna, uma caminhada de 20 minutos. Descubra esse sabor enquanto volta apreciando a paisagem da capital sobre o Rio Tejo.

Bola de manteiga

Esses são os sabores que me trazem saudades dos aromas de Lisboa. Dá para reviver cada um dos bons momentos de uma viagem quando usamos nossos receptores sensoriais para carimbar que visitamos em Lisboa não só no passaporte, mas também na lembrança.

*Clique aqui e veja o mapa com os lugares citados.

* — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — * — *

Deseja saber mais? Navegue pelo meu site e assine a newsletter para saber as novidades.

Conheça o meu livro e leia outros posts.

Acompanhe-me também nas redes sociais: Facebook— Instagram

Back to Top